O Mundo das Ideias de Platão e o Espiritualismo

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

Para Platão o Mundo das Ideias é o local onde todas as formas surgem de forma perfeita, e o mundo Sensível, que é o mundo percebido pelos nossos Órgãos Físicos, o mundo material que estamos encarnados, ele é uma cópia imperfeita do Mundo as Ideias.
No Espiritualismo mais atual encontramos o ensinamento que as energias que existem infinitamente dentro de Deus, para formar tudo o que existe, elas foram saindo Dele através do que chamamos de Divindades, Deidades, Deuses, Orixás ou Tronos.
Esses Deuses são seres criados por Deus para realizar esse trabalho de criação e manutenção da realidade.
Essas energias foram saindo de Deus e formando o Plano Divino de existência, que é feito de energia pura, então essas energias foram se compactando e formando outros Planos de Existência, cada um mais denso que o outro, devido a serem de energia mais compacta.
Cada Plano de Energia Criado é uma dimensão, e elas são cada uma cópia mais imperfeita da outra, sendo que o Plano de Energia Divina é perfeito, o seguinte que é o Plano Búdica, é uma cópia mais imperfeita do que é feito de matéria divina.
O Plano Mental é uma cópia mais imperfeita da dimensão Búdica.
O Plano Astral é uma cópia mais imperfeita do Plano Mental.
O Plano Físico, que é o que estamos vivendo agora, ele é uma cópia mais imperfeita do Plano Astral.
Assim o Mundo das Ideias é um mundo perfeito, do qual o Plano Sensível, ou físico é uma cópia mais imperfeita.
Platão ansiava por viver no Mundo das Ideias, um local maravilhoso, para quem tinha sucesso no seu aprimoramento espiritual.
No Espiritualismo também ensinam que vamos evoluindo, e a cada ascensão vamos para uma dimensão cada vez mais sutil, até chegarmos na divina, onde continuaremos nossa evolução espiritual, mas sem precisar mudar de Plano de Existência. 
Porém o Mundo das Ideia de Platão não é o Mundo Divino, mas sim o Plano Mental, também chamado de Celestial, isso porque esse filósofo grego dizia que quando não precisamos mais reencarnar, pois ele professava a reencarnação, devido ao seu aprimoramento espiritual, o ser tento esse sucesso não precisaria mais voltar ao Mundo Sensível.
Quando não precisamos mais reencarnar, para Platão, isso ocorre quando depois da morte não vamos mais a Dimensão Astral, mas sim a mental, que é um paraíso cheio de energias elevadas.
O Mundo Celestial é tão bom, mas tão bom, que Platão viu ele como uma perfeição, mas isso é a visão dele, pois o Plano Búdico e Divino são muito melhores.
Platão trouxe um avanço muito grande no pensamento espiritual, religioso, aqui no mundo Ocidental, e na mesma época surgia Buda no Oriente, também falando sobre não precisar mais reencarnar.
A busca do Budismo, assim como em Platão, é não precisar mais reencarnar, que quando nos iluminamos.
O Budismo é uma das doutrinas que ensina sobre os Sete Planos de Existência, mas com uma linguagem e nomes diferentes, pois claro, surgiu em uma outra sociedade que não é Ocidental.
Cada religião tem uma linguagem diferente da outra, mas elas mostram muitas coisas incomuns nelas, e se soubermos, podemos ver as semelhanças, os mesmos conceitos iguais falados de forma desigual.
Assim em mundos distantes, sem o Globalíssimo que existe hoje, falavam das mesmas coisas em uma mesma época, talvez porque Platão e seus discípulos, assim como Buda e os seus aprendizes, tinham que trazer revelações das quais já era autorizado ter no Mundo Sensível, ou Mundo Físico.

 

 

Alguns Destaques: